Regulação 27/08/2020 - 12:25 - Ascom ATR/Governo do Tocantins

ABAR elege nova diretoria para biênio 2020/2022

A eleição foi realizada, virtualmente, em Assembleia A eleição foi realizada, virtualmente, em Assembleia - Reprodução

Em Assembléia Ordinária realizada  virtualmente, a Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR) elegeu nova diretoria para o biênio 2020/2022. A votação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26, com intensa participação das agências associadas, entre elas a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR).

A nova diretoria foi eleita por unanimidade. O atual presidente da ABAR, Fernando Franco, ao cargo, com 31 votos a favor e nenhum voto contrário. Dos 43 representantes presentes, 12 não se manifestaram. A posse da nova diretoria está prevista para o dia 1 de setembro.

Representando a ATR, o presidente Edson Cabral, demonstrou satisfação com a composição da nova diretoria. “Em especial pelo compromisso do presidente da ABAR de dar apoio e suporte para as agências que precisam melhorar a capacitação de o seu corpo técnico e criar um arcabouço jurídico, que dê condições para que o Estado do Tocantins seja beneficiado com programas de investimentos, através de modelos de concessão e permissão”, destacou.

“Com o marco regulatório do saneamento e de gás aprovado, as agências de regulação entram em um novo momento no país, com um conjunto de atividades e oportunidades de negócios e investimentos na administração pública por meio de concessão e permissão que exigirá um sistema de Agências Reguladoras fortes, integradas e com boa infraestrutura tanto tecnológica quanto de pessoal”, frisou Edson Cabral.

Após agradecer ao voto de confiança das agências, o presidente reeleito, Fernando Franco, destacou a importância da união entre as agências, ao comentar sobre o foco de trabalho da ABAR neste novo período “Vamos trabalhar em prol do fortalecimento da regulação e inibir qualquer ato de enfraquecimento do setor. Para isso, é imprescindível nossa união”, frisou.

Cenário que também foi ressaltado pelo Conselheiro-Presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), Luiz Afonso Senna, eleito diretor da ABAR, pela nova chapa. Em sua fala, ele, afirmou que a participação da AGERGS na diretoria da ABAR é o reconhecimento da relevância da agência no cenário nacional. “A AGERGS junta-se às demais agências reguladoras do país, através da ABAR, na busca do permanente fortalecimento das mesmas, com vistas a propiciar um ambiente regulatório estável, robusto, previsível e confiável que viabilize a atração de investimentos privados na infraestrutura e demais serviços regulados”, disse ele.

Segue, abaixo, a lista completa da nova diretoria ABAR biênio 2020/2022:

PRESIDÊNCIA DA ABAR

Fernando Alfredo Rabello Franco

Conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará – ARCE

VICE-PRESIDENTE CENTRO-OESTE

Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides.

Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA

VICE-PRESIDENTE SUL

Adir Faccio.

Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS

VICE-PRESIDENTE NORTE

Eurípides Reis da Cruz Filho.

Diretor-Geral Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará-ARCON

VICE-PRESIDENTE SUDESTE

Paula Fernandes da Rocha Campos.

Diretora da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP

DIRETORIA

Frederico Arthur Maranhão Tavares de Lima

Diretor de Regulação Econômico e Financeira da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – ARPE