Saneamento 30/04/2020 - 18:51 - Ravena Santiago/Governo do Tocantins

ATR realiza videoconferência sobre o saneamento em tempos de pandemia

Parte dos servidores e representantes que participaram da videoconferência Parte dos servidores e representantes que participaram da videoconferência - Ravena Santiago/Governo do Tocantins

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) realizou nesta quinta-feira, 30, reuniões virtuais com municípios tocantinenses abastecidos pela BRK Ambiental. O objetivo é ampliar o diálogo sobre recomendações para o enfrentamento da Covid-19, na área do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Nesse sentido, durante estas reuniões, alguns assuntos foram abordados: orientações e cuidados para evitar a contaminação da Covid-19 pelas redes de esgoto, principais aspectos que devem ser observados com relação segurança jurídica da prestação dos serviços, possíveis impactos pós-crise e os convênios de regulação entre a ATR e os municípios.

As videoconferências contaram com a participação do presidente da ATR, Edson Cabral, dos servidores dos setores ligados ao saneamento, bem como de representantes da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e da Concessionária BRK Ambiental.

Os municípios de Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Guaraí, Dianópolis, Natividade, Palmeirópolis e Peixe foram representados na videoconferência. A ação atende a determinação do Governador Mauro Carlesse de unir esforços para enfrentar os problemas da pandemia.

Ao longo das reuniões, o presidente Edson Cabral falou sobre o papel da Agência como reguladora de saneamento e da reestruturação pela qual a mesma está passando, sobretudo neste momento de crise. “Esta é a primeira iniciativa no sentido de aproximar a Agência dos municípios e criar um canal de diálogo”, ressaltou Edson Cabral.

O Presidente informou ainda que ATR irá aperfeiçoar a plataforma para as próximas reuniões virtuais, que deverão ocorrer frequentemente, na intenção de manter aberto o canal de diálogo com os representantes dos municípios, em tempos de pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

Para a gerente de Regulação de Saneamento, Ellen Amaral, “este é um primeiro e importante passo de aproximação da ATR junto aos municípios regulados de forma remota no intuito de articular ações conjuntas para enfrentar os desafios impostos pela pandemia em um setor de serviços essenciais, como o de saneamento”, enfatizou.

O Secretário de Meio Ambiente de Natividade, Rivaldo Leite, julgou ser importante e essencial a proposta da ATR de reuniões e debates a respeito dos impactos da COVID-19 nos municípios.