Transporte 03/03/2020 - 11:03 - Ravena Santiago/Governo do Tocantins

ATR realiza Operação Fiscalização de Carnaval do transporte

Operação no município de Divinópolis Operação no município de Divinópolis - ATR/Governo do Tocantins
Fiscalização no município de Araguaína Fiscalização no município de Araguaína - ATR/Governo do Tocantins

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) realizou no feriado de carnaval ações de combate ao transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A operação teve como objetivo garantir a segurança dos passageiros e principalmente combater o transporte clandestino.

As fiscalizações ocorreram nos municípios de Araguaína, Babaçulândia, Filadélfia, Carmolândia, Araguanã. Xambioá, Miranorte, Miracema, Lajeado, Paraíso, Pugmil, Pium, Monte Santo, Divinópolis, Caseara, Formoso do Araguaia, Peixe, Aliança, Gurupi, Palmas, Lajeado, Miracema, Miranorte, Porto Nacional e Monte do Carmo.

Foram fiscalizados 258 veículos e 17 autos de infração foram emitidos. As principais infrações encontradas durante as abordagens foram; o não cumprimento do esquema operacional aprovado pela ATR; número de passageiros superior à lotação autorizada para o veículo; não atendimento ao benefício do idoso; veículos sem itens de segurança de porte obrigatório.

O fiscal do setor de Fiscalização de Transportes e Terminais Rodoviários, Daniel de Morais, relatou que, “a fiscalização da ATR a cada dia tem buscado proporcionar aos usuários a confiabilidade no transporte regular, através das ações de fiscalizações volante, coibindo assim a superlotação, excesso de velocidade, fazendo valer o direito à gratuidade ou desconto de 50% do idoso, sem contar que a presença do agente fiscalizador em pontos estratégico das rodovias inibir as ações de particulares que fazem o transporte clandestino  de passageiro”, destaca.

A ATR, como entidade reguladora dos serviços públicos de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, ressalta que, o usuário também pode fazer a sua parte denunciando irregularidades. O atendimento pode ser feito nas salas de atendimento da ATR nos terminais rodoviários e por meio da Ouvidoria Geral do Estado no telefone 162 (ligação gratuita) ou no site www.ouvidoria.to.gov.br. Também é possível registrar a reclamação, denúncia, sugestão ou tirar dúvidas no e-mail ouvidoria@atr.to.gov.br.