Geral 29/08/2019 - 11:15 - Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins

Controladoria realiza II Encontro da Rede de Ouvidorias com treinamento dos Interlocutores para utilização da Plataforma Fala.BR

Reunião com o gestor antecedeu o treinamento no órgão  Reunião com o gestor antecedeu o treinamento no órgão - Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins
Treinamento foi ministrado para servidores da CGE, nesta quarta-feira, 28 Treinamento foi ministrado para servidores da CGE, nesta quarta-feira, 28 - Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) realiza nesta quinta-feira, 29, o II Encontro da Rede de Ouvidorias do Executivo Estadual. Na ocasião, será realizado o treinamento dos interlocutores das ouvidorias dos órgãos e entidades do Poder Executivo para a utilização da plataforma Fala.BR. O evento acontece  das 8h às 18h, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev), localizado na Avenida Teotônio Segurado, 302 Norte, QI-01 Alameda 05, Lt 02-03, em Palmas.

O treinamento será ministrado pelo Coordenador-geral Substituto de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias, da Ouvidoria-Geral da União, unidade administrativa da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcos Silva Monteiro, de Brasília.

Plataforma

Governo do Tocantins aderiu à plataforma do Governo Federal desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do Brasil. O sistema permite aos usuários fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

A união dos dois sistemas abre caminho para novas funcionalidades que facilitam a vida dos usuários e dos gestores em todos os níveis de governo, como: melhorias no tratamento de manifestações, cadastros de usuários e interfaces mais amigáveis.

Agora, ocorre por meio do Fala.BR a recepção de todas as manifestações efetuadas pelos usuários tocantinenses e são acompanhadas pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), que é uma unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Com isso, ao registrar seu pedido de acesso à informação, denúncia, elogio, reclamação, solicitação, sugestão e requerimentos de simplificação à Ouvidoria-Geral do Estado, através da plataforma, o usuário passa a ter mais agilidade no andamento da manifestação, no recebimento da resposta e no direito a recurso, além de ter uma maior interatividade com o Governo.

Treinamento

Nesta quarta-feira, 28, a equipe da Diretoria de Ouvidoria, Transparência e Controle Social da Controladoria passou por treinamento para a utilização da plataforma na sede do órgão. O treinamento também foi aplicado pelo coordenador do DF. Também participou o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, da Superintendência Regional da CGU no Tocantins, Éder Lucinda Pereira.