Geral 08/02/2018 - 09:34 - Núbio Brito / Governo do Tocantins

Servidores da ATR participam de workshop sobre implantação do Sistema de Gestão Documental

Servidores da ATR tiram dúvidas sobre as regras do PAE e o uso do Sistema de Gestão de Documentos (SGD) Servidores da ATR tiram dúvidas sobre as regras do PAE e o uso do Sistema de Gestão de Documentos (SGD) - Núbio Brito / Governo do Tocantins

Foi realizado na manhã de quarta-feira (07/02), no auditório da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), um workshop sobre projeto de implantação do Processo Administrativo Eletrônico, no Estado do Tocantins (PAE), através do Sistema de Gestão Documental – SGD.

Durante o encontro, servidores da ATR tiveram a oportunidade de esclarecer e tirar dúvidas sobre as regras do PAE e o uso do Sistema de Gestão de Documentos (SGD), software que foi adquirido pelo Governo para facilitar a produção e tramitação de documentos e processos, regulamentados por meio do decreto nº 5.490, de 22 de agosto de 2016, que dispõe sobre o Processo Administrativo Eletrônico no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, bem como institui o uso do SGD e regulamenta as Comissões Técnicas Internas e o Comitê Gestor do PAE.

Para o técnico da Ikhon Tecnologia, empresa que desenvolveu o SGD, André Muniz, o workshop teve como objetivo tirar dúvidas pontuais sobre a utilização do sistema e preparar os servidores da ATR com o processo eletrônico. “Uma oportunidade, também, de compartilhar sugestões e vivências de outras implantações”, disse.

De acordo com o presidente da ATR, Jota Patrocínio, o governo do Estado inova e avança em tecnologia com implantação do PAE e a ATR, com esse suporte digital, promoverá mais agilidade na execução de seus serviços. “A implantação do PAE, que é um projeto de governo, e abrange a ATR como os demais órgãos do Estado promoverá mais eficiência em redução de custos, rapidez processual e segurança da informação”, destacou o presidente.

A Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), por meio da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), é a responsável pelo gerenciamento do projeto de implantação do Processo Administrativo Eletrônico,  no Estado do Tocantins (PAE).

Projeto PAE

O objetivo do PAE é modernizar, dar segurança e maior transparência no serviço público, além de trazer economia, agilidade e eficiência para a gestão estadual.

O projeto traz a transição entre o papel e o digital, e por meio do sistema é possível criar e tramitar documentos digitais com assinatura eletrônica, dispensando o uso do papel.

Em fase de execução o projeto piloto tem como principal desafio a mudança de cultura de utilização do papel, naturalmente construída ao longo do tempo.

Para a implementação do PAE está sendo utilizado como ferramenta o Sistema de Gestão Documental – SGD, solução adquirida e implantada no Estado do Tocantins em 2012. O fato de ser uma ferramenta já utilizada pelos servidores públicos facilita de maneira considerável a implantação do PAE.

Foram treinados 1100 servidores multiplicadores nesta nova versão do sistema. Em cada órgão do poder executivo, foi criada uma Comissão Técnica Interna para apoio à implantação e adoção do PAE. Também foi criado o Comitê Gestor do PAE, responsável por dirimir as dúvidas das comissões e definir normativas inerentes ao processo eletrônico.