Geral 26/10/2018 - 10:26 - Núbio Brito / Governo do Tocantins

Agência de Regulação reúne colaboradores para lembrar Outubro Rosa

campanha alerta e lembra as mulheres da importância do exame de prevenção do câncer de mama campanha alerta e lembra as mulheres da importância do exame de prevenção do câncer de mama - Núbio Brito / Governo do Tocantins

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, a Agência Tocantinense de Regulação, ATR comemorou a campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, aconteceu no auditório da agência, em Palmas, palestra denominada “Prevenção do Câncer de Mama”, ministrada por Edineide Cardoso Pontes, assessora jurídica da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, de Palmas, Tocantins.

O objetivo foi de alertar sobre a importância na prevenção e tratamento do câncer de mama e também na recuperação da autoestima das pessoas com a doença.

Para a palestrante Edineide Cardoso a iniciativa da ATR é importantíssima, porque conscientiza e oportuniza conhecimentos sobre a importância da prevenção do câncer de mama aos seus colaboradores. “A oportunidade das empresas de passar conhecimentos aos seus colaboradores para que eles façam a prevenção traz um impacto social enorme, porque evita que um desses funcionários possa ser surpreendido com a doença em estado avançado, e terá um tratamento mais rápido e menos doloroso estando de volta ao trabalho, em menos tempo”. Destacou.

O presidente da ATR Roberval Pimenta, representado pelo diretor de fiscalização Núbio Brito, destacou que o principal objetivo desta campanha é alertar e lembrar às mulheres da importância do exame de prevenção do câncer de mama, inclusive o autoexame. “O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos há 23 anos e atualmente é lembrada em várias cidades do nosso país e do mundo, data importante para todas as mulheres, onde o auto cuidado é relembrado estimulando e visando à qualidade de vida das mulheres”, destacou.

Ainda pela manhã, houve uma sessão de beleza ofertada às mulheres da ATR por uma consultora de beleza. Ao final do evento foi serviço um lanche com alimentos preparados por uma nutricionista.

Como surgiu

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.