Geral 16/02/2017 - 20:17 - Núbio Brito /Governo do Tocantins

Agência de Regulação firma termo visando reverter problemas em rede de esgoto de Porto Nacional

Presidente da ATR Jota Patrocínio e promotora de Justiça do MPE, Márcia Mirele Stefanello Valente, assinam o TAC Presidente da ATR Jota Patrocínio e promotora de Justiça do MPE, Márcia Mirele Stefanello Valente, assinam o TAC - Núbio Brito /Governo do Tocantins

O presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Jota Patrocínio, assinou na tarde desta quinta-feira (16/02), na Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) de Porto Nacional, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa reverter a condição de extravasamentos na rede coletora de esgotos de Porto Nacional.

Para o Ministério Público Estadual, o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) vai balizar a atuação dos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da obra que visa solucionar o problema do sistema de esgoto no município. “Porto Nacional tem problemas sensíveis na questão da rede de coletora de esgoto, precisávamos de uma postura mais adequada à legislação, e esse TAC norteou a atuação da Agência de Regulação e de todos os demais órgãos que têm a obrigação de fiscalizar e também da concessionária. Isto só vem a produzir, para a população, qualidade nesse tipo de saneamento básico”, ressaltou a promotora de justiça do Ministério Público de Porto Nacional, Márcia Mirele Stefanello Valente.

De acordo com o presidente da Agência de Regulação (ATR), a propositura desse TAC vem em boa hora, uma vez que Porto Nacional sofre com o transbordamento de esgoto em várias localidades quando chove, pois, a rede coletora está recebendo contribuições além dos efluentes de esgoto, águas pluviais e outros resíduos gerados pela população. “A Agência de Regulação vê com bons olhos a celebração desse TAC e vamos manter a fiscalização dos termos que foram ajustados, principalmente, acompanhar as obras estabelecidas para resolver os problemas de extravasamento do esgoto de Porto”. Disse.

Ainda de acordo com a ATR, as obras que visam solucionar os problemas de extravasamento de esgoto de Porto Nacional ainda não estão sendo executadas, mas os prazos e a apresentação dos projetos fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta.

Além do Ministério Público Estadual (MPE) e a Agência Tocantinense de Regulação (ATR), estão envolvidos no TAC a Odebrecht Ambiental/Saneatins, Naturatins e Prefeitura Municipal de Porto Nacional.

TAC

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), também conhecido como Compromisso de Ajustamento de Conduta, é um instrumento de resolução negociada de conflitos envolvendo direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, muito utilizado pelos órgãos públicos de defesa do consumidor, principalmente pelo Ministério Público. O objeto do TAC é prevenir, fazer cessar ou buscar indenização do dano aos interesses acima mencionados.