Geral 25/10/2017 - 10:23 - Núbio Brito/Governo do Tocantins

Outubro Rosa é comemorado pela Agência de Regulação

A data é dedicada exclusivamente à prevenção do câncer de mama A data é dedicada exclusivamente à prevenção do câncer de mama - Núbio Brito/Governo do Tocantins
Outubro Rosa é comemorado pela Agencia de Regulação Outubro Rosa é comemorado pela Agencia de Regulação - Núbio Brito/Governo do Tocantins

O mês de outubro teve um dia festivo na manhã desta terça-feira, 24/10 na Agência Tocantinense de Regulação, ATR. A data foi comemorada com a presença da presidência do órgão e seus colaboradores no anfiteatro. O objetivo foi de alertar sobre a importância na prevenção e tratamento do câncer de mama e também na recuperação da autoestima das pessoas com a doença. Na ocasião uma palestra com o tema “Nutrição preventiva contra o câncer de mama”, foi proferida pela nutricionista Barbara Paixão.

Durante a palestra foi explicado que a alimentação tem uma relação muito próxima com o câncer de mama, e que existem formas de se prevenir o mal, por meio da alimentação. A Nutricionista Barbara Paixão destacou, também, que o excesso de peso corporal na mulher aumenta o risco de adquirir a doença. “Achei importante esse momento com os colaboradores da ATR porque é importante chamar a atenção para os cuidados da mulher, e vir a um órgão do governo falar sobre o assunto, para as mulheres e os homens, é maravilhoso”, arrematou.

O vice-presidente da ATR Cel. Pedro Adroaldo, chamou a atenção de todos para a importância da data que é dedicada exclusivamente à prevenção do câncer de mama e ressaltou as informações sobre os cuidados com a alimentação apresentadas durante a palestra. “A alimentação, além melhorar o comportamento do nosso condicionamento físico ajuda a prevenir diversas doenças, como o próprio câncer de mamas na mulher”, ressaltou.

Ainda pela manhã, houve uma sessão de beleza ofertada às mulheres da ATR por uma consultora de beleza. Ao final do evento foi serviço um lanche com alimentos preparados por uma nutricionista.

Como surgiu

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.