Geral 27/09/2016 - 17:29 - Nubio Brito / Governo do Tocantins

Agência de Regulação realiza oficina do projeto Interáguas

Consultorias dão o suporte para superar os desafios das Agências Reguladoras Consultorias dão o suporte para superar os desafios das Agências Reguladoras - Nubio Brito / Governo do Tocantins

A Agência de Transporte e Fiscalização (ATR) realizou na tarde desta terça-feira, 27, uma oficina do projeto Interáguas com o economista e consultor Helcio Takeda da PEZCO, empresa de consultoria econômica, responsável técnica do consórcio que atende o Ministério das Cidades. Nesta oficina, foram apresentadas a avaliação econômica, financeira e a estrutura de tarifas e avaliação tarifária.

De acordo com Jota Patrocínio, presidente da Agência de Regulação, o objetivo da oficina é passar pelos aspectos conceituais da avaliação econômica, financeira e pela revisão da metodologia tarifária, para que não haja prejuízo ao consumidor. “São ações do projeto liderado pelo Ministério das Cidades e que a PEZCO e demais consultorias dão o suporte para superar os desafios que as Agências Reguladoras enfrentam, melhorando o ambiente regulatório de saneamento básico nos municípios”, destacou.

Para o consultor Helcio Takeda, a intenção desse projeto é criar uma melhor capacidade de planejamento e gestão no setor de água, especialmente nas regiões menos desenvolvidas do País. “O principal desafio é encontrar formas para gerar avanços e melhorias no ambiente regulatório de saneamento e boas demandas”, ressaltou.

Participaram da oficina, diretores e gerentes dos departamentos de regulação e saneamento básico.

Projeto Interáguas

É um programa de desenvolvimento do setor que busca uma melhor articulação e a coordenação de ações. Objetiva ainda criar um ambiente onde os setores envolvidos com a utilização da água possam se articular e planejar suas ações de maneira racional e integrada para contribuir com o fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão, especialmente nas regiões menos desenvolvidas do País.